quinta-feira, 26 de maio de 2016

A Velocidade da Luz no Vácuo (C) 26052016


A partir de experimentos desenvolvidos para avaliar a “Simetria de Lorentz”, hoje em dia é possível medir a Velocidade da Luz com uma precisão de ∆C/C = 10^-18 [1]. O experimento foi realizado ao longo de um ano, ou seja, ao longo da orbita terrestre em torno do Sol.

Isto é um forte indício de que nesta região do espaço e no decorrer deste período de tempo C, que é uma Constante Fundamental da Física, se manteve constante para praticamente qualquer fim prático que possamos imaginar.

Entretanto somente medidas diretas como estas [1], em várias regiões diferentes do universo e em vários instantes de tempo diferentes da história podem mostrar se realmente C é ou não constante no Tempo e no Espaço. De outra forma podemos somente SUPOR que C seja constante no espaço e no tempo.

[1] M. Nagel, S. R. Parker, et al.,"Direct terrestrial test of Lorentz symmetry in electrodynamics to 10^−18," Nature Communications 6, Article number: 8174, doi:10.1038/ncomms9174, 01 September 2015.

3 comentários:

  1. Nossa! Não imaginava o tamanho da precisão na medida!

    ResponderExcluir
  2. Ou esperamos milhões de anos de evolução tecnológica ou recorremos à ajuda extraterrestre, só assim teremos certeza ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk. Acho que não será preciso não Cleuson. Você já ouviu falar no Dipolo Australiano? Eles descobriram variações na constante da estrutura fina, que pode esta ligada a possível variação espacial da velocidade da luz.

      Excluir